terça-feira, 16 de junho de 2015

PUBLICIDADE MACHISTA


Cervejarias fazem comerciais como se apenas homens bebessem cerveja. Homens bem machistas, btw, já que ainda não vi uma propaganda de cerveja que não objetificasse mulheres (e muitas enaltecem a cultura de estupro). As mulheres estão sempre de biquíni, ou com uma roupa muito curta, ou servindo os homens. As que não estão em nenhuma das posições anteriores - ou relacionadas - são mostradas como chatas e que ~atrapalham a diversão masculina. Hoje tem no ar a que eu acho mais nojenta (da atualidade, uma vez que já tiveram piores) que é a do "vai, Verão. Vem, Verão" .




O que os publicitários, ou as próprias cervejarias, sei lá, esquecem é que mulheres também consomem cerveja. SIMMMM! MULHERES BEBEM CERVEJA!. "Ah mas homem bebe mais". Olha, mesmo que essa afirmação seja verdadeira (coisa que eu duvido. Só conheço duas mulheres que não bebem cerveja: eu e minha mãe), não muda o fato de que mesmo que mulheres estejam em menor quantidade/consumam menos  (ainda tô duvidando, hein), os publicitários ainda não despertaram pra fazer comerciais voltados pra mulheres ou, por que não, comercial pra quem gosta de beber cerveja, independente de ser homem ou mulher...

E o que dizer das marcas de produto de limpeza??? APENAS MULHERES. "e aquela da bombril que é um cara que faz?". O homem está lá falando, mas vocês nunca repararam que ele se dirige apenas às...mulheres? 

Esses dias li algo - no twitter, creio - que dizia que as famosas que fazem comerciais de produtos de limpeza são as que já atingiram "certa idade". Só aí fui reparar que realmente é assim que acontece. As mais jovens fazem de produtos de beleza, e, claro, cerveja. As mais velhas, já não consideradas mais tão atraentes, só servem pra fazer papel de dona de casa mesmo. Um aviso pras marcas de produto de limpeza: não são só mulheres que fazem limpeza, seus machistas, e nem somos nós que temos essa obrigação pelo simples fato de sermos mulheres.


Nem vou me aprofundar muito, basta prestar atenção no nível dos nossos comerciais pra notar isso, não precisa ser nenhum expert em publicidade ou marketing, basta um pouco de atenção. Sim, atenção, já que muitas das vezes estamos tão imersos nessa cultura machista que nem nos damos conta.

Esse mês tivemos uma polêmica com uma farmacêutica - cujo nome não lembro - sobre o comercial de um remédio pra cólicas menstruais que chamava cólica de "mimimi", ou seja, de frescura. Só quem sente cólica sabe o que é isso. Pior, uma doença muito séria, a endomentriose, costuma demorar muito tempo pra ser diagnosticada exatamente por causa dessa visão distorcida de que cólica é frescura. Eles tentaram se justificar, mas não colou.

Alguma coisa tem que mudar. Mulheres publicitárias deveriam não só poder opinar como ter poder de decisão. Não adianta uma campanha legal e feminista ser montada se no final a palavra nunca é da mulher.

2 comentários:

  1. Homens bebem 5 vezes cerveja do que as mulheres, mulheres normalmente bebem só no fim de semana, olhe para um boteco no meio da semana e o verá cheio de homens. Outro ponto é que homens bebem mais, 3 sozinhos acabam com um engradado fácil. O link que coloco abaixo tem a estatística mostra a relação de 1 para 5.
    Por outro lado, quem decide a marca do sabão em pó, do detergente, da cera e de todos os produtos de limpeza são as mulheres, por isso as marcas querem disputar a preferência delas. Então, a publicidade é machista porque a sociedade é machista. O bom publicitário não é o que pensa nas causas sociais, mas o que consegue vencer a concorrência na venda de produtos, isso não é bom para a sociedade, mas é a realidade.
    Então, o foco é no consumidor responsável por 83% do consumo, não nas responsáveis por 17%.
    Troque as mulheres das propagandas por homens sem camisa e veja as vendas despencarem. Mulheres são mais tolerantes e até apreciam mais a beleza de outras mulher do que o contrário, ou alguém já viu um homem hétero admirar a beleza de outro? Isso é raro.


    http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2011-07-28/ibge-homens-bebem-cinco-vezes-mais-cerveja-do-que-mulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro, anônimo, disso eu sei. a publicidade apenas reflete a nossa sociedade, só que você deveria saber que a mídia é uma ferramenta de ajuda na derrubada de preconceitos e estereótipos. Inclusive esse que vc pensa de que mulheres não bebem cerveja.

      Excluir