segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MACHISMO NAS ELEIÇÕES 2014

Hoje no trabalho uma pessoa falou:
- Não acredito que tem isso tudo de gente votando na Marina...comprando o discurso dela.
Como a conversa não era comigo, apenas pensei "ah alguém que enxerga as contradições", mas eis que ela completa a frase com:
- Uma mulher daquelas..feia, não se maquia, eu acho que nem se depilar ela depila. Vocês podem até achar que é preconceito, mas não é...
Completei com "é MACHISMO mesmo" (sou dessas que se metem na conversa alheia quando percebo comentários desse tipo), e voltei pra minha sala.
O assunto continuou com "se uma mulher não cuida da própria aparência, como vai cuidar de um país?" e outros blablablas.
Fico pensando: cadê a CONSCIÊNCIA POLÍTICA de uma pessoa que justifica um (não) voto dessa maneira? 
Eu tenho milhares de motivos pra não votar na Marina. Comecei com poucos, sim, mas esses poucos foram aumentando conforme fui vendo as contradições do discurso da candidata em questão, mas NENHUM deles envolve a aparência dela.
Em que a aparência dela vai influenciar na forma de governar, caso eleita? Respondo: em NADA. Isso porque competência não tem nada a ver com aparência. A ideia de que a mulher tem que ser bonita (por "bonita", entendam que se encaixa no atual padrão de beleza ocidental) continua na cabeça das pessoas...aquela velha ideia machista de que as mulheres são meros adereços e, se não conseguem nem fazer o papel de enfeite direito (que na cabeça dessas pessoas é o papel básico de toda mulher), quiçá *qualquer outra coisa*. Triste e revoltante saber que em 2014 ainda tem gente pensando isso. Pior, saber que existem mulheres que pensam assim.
E  a ideia está tão arraigada que as pessoas acham completamente normal esse tipo de pensamento. Essa ideia de que a se a mulher não se maquia, não "se arruma", não veste "roupas bonitas" é de um machismo tremendo. Ninguém fala que não vai votar num candidato homem pq ele não se depila, pq não se maquia, pq não é bonito. Pode ser que não utilizem as melhores justificativas, mas não se escuta falar da aparência.
 Lembro de 2010 que muitas pessoas falavam do quanto a Dilma é feia, horrorosa, deveria melhorar etc etc (e falam até hoje). Também hoje muitas pessoas têm motivos pra não votar na Dilma (eu mesma, apesar de já ter declarado meu voto nela, fiquei meio na dúvida pq não concordo com algumas coisas), mas aparência? 

Então, antes de votar, melhor pensar, ler, pesquisar e refletir pra saber pq vota e pq não vota. E, por favor, na hora de analisar as candidatAs, por favor, propostas de governo, alianças, discursos são DIFERENTES de colocações machistas como as que versam sobre aparência.
Tá mais do que na hora de acabar com ideias do tipo. 
MULHERES NÃO SÃO ADEREÇOS!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário